quinta-feira, 28 de junho de 2012

Leitura


Li nos últimos dias Os judeus sem dinheiro, de Michael Gold. Apesar do título do livro não ser nada sedutor, esta foi uma leitura impactante, inesquecível para mim. Trata-se de uma autobiografia romanceada de um judeu cujos pais migraram para os EUA fugindo dos pogroms e em busca do sonho americano. Poderia ser simplesmente uma história sobre judeus pobres lutando pela sobrevivência em um gueto de Nova York. No entanto, é contada com tanto lirismo e simplicidade que foi – e ainda é – considerada por muitos escritores uma pequena obra-prima. Não li por isso, mas por um interesse que tem me mobilizado nos últimos tempos, e que não importa contar agora.
Abaixo uma pequena amostra.

“Lembro-me de outra manhã na primavera. Sempre quis saber o que acontecia no quarto de uma meretriz depois que ela entrava com o “freguês”. Naquela manhã Nigger me mostrou.
Uma das garotas, Susie, tinha pescado um carroceiro, um gigante ruivo. Ele refreou os cavalos, desceu da boleia e veio lhe falar. Foram então para o quarto dela.
Nigger e eu os seguimos. Era no andar térreo do meu prédio. Silenciosos como detetives, olhamos pelo buraco da fechadura. O que vi fez meu coração bater apressado e meu rosto enrubescer de espanto.
Nigger ria silenciosamente. Reparou que eu estava abatido, e isso o divertia. O casal se levantou. Esgueiramo-nos pelo vestíbulo de volta ao sol.
_ Você ficou com medo – disse Nigger.
_ Não – eu respondi.
_ Ora! – disse Nigger. _ Todo mundo faz isso! É como se fazem os bebês!
_ Não – disse eu, com indescritível amargura. _ Não é assim.
_ É claro que é – Nigger insistiu. _ Quanto quer apostar?
_ Mas isso é como dizer que minha mãe também é assim! Você é um mentiroso, Nigger!
Niger encostou o rosto no meu.
_ Duvido de você repetir. – Seus olhos brilhavam com ódio.
_ Você é um mentiroso! Minha mãe não é assim!
Nigger me desfechou um gancho e esmurrei-o de volta. Num instante, éramos um emaranhado de pés e punhos. Minha turma de pequenos habitantes do East Side se juntou em volta para ver. Ficaram admirados com a minha coragem; Nigger era o fortão da turma. Mas não se tratava de coragem; era o suicídio voluntário de quem perdera a fé.
O combate foi rápido e desigual. Fui imprensado, golpeado, chutado e derrotado por uma saraivada de socos. Do meu nariz escorria sangue. Um olho inchado. Finalmente, fugi. Escapei daquele círculo de caras risonhas. Durante horas, fiquei cismando comigo mesmo no pátio traseiro, em cima de uma pilha de tijolos velhos. Quando anoiteceu me arrastei para casa.
Minha mãe ralhou comigo e perguntou o que tinha acontecido. Não queria lhe contar. Não suportava olhar em seu rosto. Sentia que de algum modo ela me traíra. Levei anos para aprender que o sexo pode ser bom, como pode ser ruim; pode ser algo mais do que aquilo que os carroceiros compravam por cinquenta centavos na minha rua.”

 GOLD, Michel. Judeus sem dinheiro. Trad. Mário Molina. Rio de Janeiro: Record, s/d.